19.4.06

Próxima reunião GETCrim - 26 de abril - "Mitos, Arquétipos e Crime"

O próximo tema a ser abordado na reunião do GETCrim será "Mitos, Arquétipos e Crime".

A exposição ficará a cargo da Dra. Maria Zélia de Alvarenga, médica, psiquiatra, analista junguiana, membro da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica.

As sugestões de texto para leitura são bastante amplas, de modo que não será possível disponibilizar no xerox. Não houve especificação de capítulos pela professora. São elas:

"Oréstia - Agamêmnon, Coéforas, Eumênides"
autor: Ésquilo - Jorge Zahar Editor

"Mitologia Grega - Vol I" - Junito de Souza Brandão - Ed. Vozes

"Símbolo, Arquétipo, Complex" - Iolanda Jacobi- Ed. Cultrix

05 de maio - "O Prisioneiro da Grade de Ferro" - debate no Conselho Regional de Psicologia

Agradecendo desde já a contribuição da Fátima Rodrigues Funck, que passou a dica, informamos que no dia 05 de maio, no Conselho Regional de Psicologia - CRP, haverá a exibição do documentário "O Prisioneiro da Grade de Ferro" (BRA – 2003), de Paulo Sacramento, seguido de debate com Paulo Fortes - Médico sanitarista pediatra, professor associado da Faculdade de Saúde Pública USP; Jorge Rodrigo Morbeck Spínola - Educador e Diretor de teatro, responsável pela formação de grupos e direção de espetáculos teatrais dentro de prisões; e Marilene Proença - Professora do Instituto de Psicologia da USP.

Pra quem não sabe, o documentário foi filmado parte pelo diretor, Paulo Sacramento, em visitas ao Carandiru, parte pelos próprios detentos, que ficaram com câmeras para filmar o cotidiano da Casa de Detenção, inclusive à noite. É um dos últimos registros do que era a Casa de Detenção antes da implosão.

O evento é gratuito.

Maiores informações (endereço, inscriçõs) no site do CRP (clique aqui). Ou por e-mail infoeventos@crpsp.org.br

17.4.06

Tema dia 19/04: Razões e perspectivas da violência e da criminalidade

uma análise sob o enfoque da Criminologia Clínica

Responsável: Prof. Alvino Augusto de Sá.

Bibliografia indicada para leitura (ver post abaixo).

Esquema da exposição:

1. Introdução – 2. A violência na história bíblica do homem e no mito de Édipo – 3. Os dois grandes dilemas do homem – 4. A violência fundamental: 4.1 O conceito e a dinâmica da violência fundamental; 4.2 A integração da violência fundamental pela libido (amor) no seio da família; 4.3 As formas de manifestação da violência fundamental – 5. As perspectivas da violência – 6. Conclusão.

Referências bibliográficas:

1) AZEVEDO, M. A & GUERRA, V. de A. (1995). Violência Doméstica na Infância e na Adolescência. São Paulo: Robe Editorial.
2) BARATTA, A. (1990). Por un Concepto de Reintegración Social del Condenado. “In” Oliveira, E. (Coord.), Ciminologia Crítica (Forum Internacional de Criminologia Crítica), Belém: CEJUP, p. 141-157.
3) BERGALLI, R. (1983). Perspectiva Sociológica: desarrollos ulteriores. “In” Bergalli, R., Ramirez, J.B. e Miralles, T. El Pensamento Criminológico. Bogotá: Editorial Temis Libreria, Tomo I, 109-131.
4) ______________(1983). Perspectiva Sociológica: estructura social. Idem, p. 133-158.
5) BERGERET, J. (1990). La violencia fundamental: El inagotable Edipo.Trad.: Carlos Padrón y Soledad Escassi. Fondo de Cultura Econômica. Madrid: Ediciones Gráficas Ortega.
6) BRANDÃO, J. de Souza (1985). Teatro Grego: Tragédia e Comédia. 3ª ed. Petrópolis: Edit. Vozes.
7) CHRISTO, Carlos A. Libânio ( Frei Beto) (1999). Vivemos a Psicologia do Vencedor. Jornal do Psicólogo, março/abril de 1999.
8) FREUD, S. (1912-13).Totem Y Tabu. (Parte IV: El Retorno Infantil al Totemismo). Obras Completas, 3ª Ed., Madrid, Biblioteca Nueva, 1973,Tomo II, p. 1745-1850 (Parte IV: p. 1810-1850).
9) HASSEMER, W. (1993). Três Temas de Direito Penal. Porto Alegre: Publicações Fundação Escola Superior do Ministério Público.
10) JUNG, C. Gustav (1987). Psicologia do Inconsciente. Trad. de Maria Luiza Appy. (Obras Completas de C. G. Jung, v. 7, t. 1). Petrópolis: Edit. Vozes.
11) ODÁLIA, N. (1985). O Que é Violência. São Paulo: Edit. Brasiliense.
12) PINCUS, L. & DARE, C. (1981). Psicodinâmica da Família. Trad. de Clara Rotenberg e Shirley Kleinke. Porto Alegre: Edit. Artes Médicas.
13) PIROLI, K. Silvana (1997). Personalidade Psicopática: Um Estudo sobre sua Estrutura Psíquica e seu Funcionamento. Dissertação de Mestrado. Curso de Pós-Graduação da Universidade Guarulhos, Guarulhos, SP.
14) RAMIREZ, J. B. (1983). Criminologia y evolución de las ideas sociales, “In” Bergalli, R., Ramirez, J.B. e Miralles, T. El Pensamento Criminológico. Bogotá: Editorial Temis Libreria, Tomo I, p. 27-48.
15) ROMANO, R. (1996). Sob a Sombra do Trasímaco. Reflexões à Margem da Violência. Justiça e Democracia (Publicação Oficial da Associação Juizes para a Democracia – SP), Ano I, n. 2, julho-dezembro de 1996, p. 142-197.
16) ROUSSEAU, J. J. (1999). O Contrato Social. São Paulo: Editora Cultrix.
17) SCHNEIDER, H.J. (1993). Recompensación en Lugar de Sanción. Restablecimento de la Paz entre el Autor, la Victima e la Sociedad. “In” Kosovski, E. (Org. e Ed.), Vitimologia, Rio de Janeiro: Reproarte.
18) WINNICOTT, D. W. (1987). Privação e Delinqüência. 1a. ed. bras., trad. de Álvaro Cabral, São Paulo: Martins Fontes.
19) SÁ, Alvino A. de (1998). “Prisionização: um dilema para o cárcere e um desafio para a comunidade”. Revista Brasileira de Ciências Criminais, ano 6, no 21, janeiro – março de 1998, p. 117-123.
20) ______________(1999). A face oculta da violência na família. Trabalho não publicado, apresentado no Congresso Internacional “Família e Violência”, realizado em Florianópolis, de 20 a 23 de abril de 1999.

7.4.06

CRONOGRAMA das atividades do 1º sem/06

05/abril Apresentação do GETCrim, dos participantes e de suas expectativas; escolha dos temas em aberto, sugestões. Coordenador Prof. Dr. Alvino Augusto de Sá
------------------------------------
19/abril Razões e Perspetivas da Violência e da Criminalidade: Uma Análise sob o Enfoque da Criminologia Clínica. Expositor Prof. Dr. Alvino Augusto de Sá
------------------------------------
26/abril Mitos, Arquétipos e Crime Expositora Prof. Dra. Maria Zelia de Alvarenga - psiquiatra e analista junguiana
------------------------------------
03/maio Análise do cárcere à luz de E. Goffman Expositor Prof. Dr. Sérgio Salomão Shecaira
------------------------------------
10/maio VISITA A PENITENCIÁRIA - a confirmar
------------------------------------
17/maio A definir

------------------------------------
24/maio Programas de Assistência ao Egresso e Assessoria Jurídica
Expositores –Emanuelle + Mônica + SAJU
------------------------------------
25/maio Sugestão de Atividade EXTRA GRUPO : Filme "A Experiência" (Auditório XI de Agosto do prédio anexo - térreo. Horários 7h25 e 20h)
Coordenadoras adjuntas Ana Gabriela e Maria Emilia
------------------------------------
31/maio Tema a definir Expositora Prof. Ana Paula Zomer Sica (Mestre em Criminologia)
------------------------------------
07/junho Antropologia e Direito Expositora Prof. Dra. Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer (FFLCH-USP)
------------------------------------

14/junho A definir

------------------------------------

21/junho Culpabilidade, segundo Francisco Muñoz Conde Expositor Prof. Ms. Davi Tangerino
------------------------------------
28/junho Avaliação do grupo e encerramento do semestre
------------------------------------
9/agosto Data final para entrega dos papers no Depto de Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia da FADUSP

Dia 19 de Abril - Razões e Perspetivas da Violência e da Criminalidade: Uma Análise sob o Enfoque da Criminologia Clínica"

Texto indicado para leitura:

COSTA, Jurandir Freire. Violência e Psicanálise. - Rio de Janeiro, Graal, 2ª ed. 1986.

Trecho para leitura: "À guisa de introdução", p. 9 a 61

Estamos providenciando a criação de uma pasta no xerox do XI de Agosto (para quem não conhece, fica na Rua Riachuelo - entrada de trás da Faculdade de Direito - numa portinha logo depois do portão da Faculdade) onde deixaremos os textos.

Esse texto do Jurandir estará disponível a partir de hoje (dia 07/04) à noitinha (por volta de 19h).

Quem não puder ir à Faculdade pode procurar em bibliotecas, não deve ser um livro difícil de encontrar.

Abertura

Prezados colegas,

Nós da Coordenação do GETCrim ficamos super satisfeitos com a repercussão que teve o projeto!
Temos aproximadamente 80 pessoas inscritas, com os mais diversos perfis, a grande maioria da Faculdade de Direito mas muitas com outras formações, de idades que vão dos 18, 19 anos (calouros, segundanistas) até os 40, 50 anos.
Isso é uma riqueza muito grande. Com certeza temos muito a aprender uns com os outros.
Obrigada a todos pela presença! Isso nos dá a certeza de que estamos no caminho certo e nos dá muita vontade de continuar e melhorar sempre!

um grande abraço da equipe de Coordenação.