24.9.06

GETCrim 27/09 - Prof. Dra. Maria Cristina Vicentim - PUC/SP - "Psiquiatrização e criminalização do jovem em conflito com a lei"

Prezados colegas do GETCrim

No próximo dia 27/09 estará no GETCrim a Prof. Dra. Maria Cristina Vicentim, Psicóloga e Professora da PUC/SP, autora de inúmeros trabalhos e grande especialista na temática de infração juvenil.

Entre as pesquisas por ela realizadas encontram-se um trabalho sobre a rebelião nas FEBEMs, em que ouviu os jovens ali internados buscando entender o que significa, para eles, o ato da rebelião. Faz um retrato muito impressionante e forte da vida desses meninos dentro da FEBEM.

"Psiquiatrização e criminalização do jovem em conflito com a lei: uma análise de duas modalidades de poder dirigidas à juventude" é o tema da apresentação que fará no GETCrim.

Compareçam! Com certeza vão gostar!

O texto base está disponível no xerox do XI (pasta de Grupos de Estudos - GETCrim) ou por email (basta mandar uma mensagem pedindo).

Esperamos todos lá!

15.9.06

Próxima reunião - 20/set - Dra. Regina Miki - Secretária de Defesa Social de Diadema

Prezados Colegas

após a brilhante apresentação do Dr. Genofre, que inclusive rendeu frutos para possíveis novas interlocuções com a Academia de Polícia para discussões sobre Segurança Pública e a relação da Polícia com a sociedade civil, teremos na próxima semana outra apresentação que promete ser muito interessante.

A Dra. Regina Miki é Secretária de Defesa Social do Município de Diadema e vem realizando naquele município, há alguns anos, um trabalho cuidadoso que tem gerado resultados muito positivos, que se refletem na redução dos índices de criminalidade do Município. As soluções encontradas para essa política de prevenção, contudo, geram algumas controvérsias no meio acadêmico.

Para contar esta experiência e discutir conosco os problemas e soluções de Segurança Pública, bem como o embasamento teórico das políticas adotadas no Município, a Dra. Regina virá ao GETCrim no próximo dia 20 de setembro.

O texto indicado para leitura é de sua autoria e estará à disposição no 'xerox do XI' na pasta do GETCrim a partir de segunda-feira.

Os que desejarem o texto por e-mail favor enviar mensagem para getcrim@gmail.com.

Papers do semestre passado - avaliação, devolução e outras informações

Caros colegas do GETCRIM,

Antes de tudo, agradecemos a todos que fizeram os trabalhos no semestre passado. Foi uma devolutiva muito importante e gratificante para nós da Coordenação.

Conforme divulgado no final do semestre passado, avaliamos os papers segundo os critérios previamante informados. Após avaliar os 'papers' entregues pelos participantes, alguns foram selecionados para compor um Caderno, que pretendemos, a princípio, disponibilizar na Biblioteca da Faculdade de Direito.

Desses selecionados, 4 foram escolhidos para serem apresentados ao Grupo na reunião do dia 01 de novembro deste semestre. Acreditamos que esta seja uma maneira de estimular os participantes a produzir artigos, e também de valorizar aqueles que mais se esforçaram.Essas 4 pessoas serão contatadas em particular.

Salientamos que os critérios para a seleção desses 4 não foram simplesmente a qualidade. É claro que estão, sem dúvida, entre os melhores trabalhos apresentados, mas consideramos também a criatividade e o ineditismo do tema no Grupo para escolher os que serão apresentados.

Os trabalhos, com as avaliações, estarão disponíveis para retirada no Departamento de Direito Penal, com Dalva ou Cristiana, 6º andar do prédio anexo.

Os que foram selecionados para publicar nos Cadernos terão que ser revistos (favor conversar com as Coordenadoras adjuntas) e depois enviados por email para a formatação, impressão e encadernação. Também serão contatados por email com mais detalhes.

Qualquer dúvida, por favor entrem em contato com as Coordenadoras Adjuntas Ana Gabriela e Maria Emilia nas reuniões do Grupo ou por email.

Parabéns a TODOS que entregaram os papers. Foi muito importante para nós e cremos que, mesmo os que não foram selecionados para compor os Cadernos, tiveram excelente aproveitamento das atividades e puderam refletir e exercitar a escrita acadêmica.

Um grande abraço do

Grupo de Coordenação GETCrim

Grupo de Intervenção - primeira reunião e seleção dia 20/09, 14h - 6º andar prédio anexo - Dep. Direito Penal

Caros colegas do GETCRIM,

Nós da coordenação adjunta do Getcrim com a coordenação do professor Alvino iremos montar um GRUPO DE INTERVENÇÃO no CÁRCERE. Ele terá início já esse semestre e será de 4 feira das 13:00 às 16:30hs, sendo que o trabalho será realizado no Presidio Parada Neto, em Guarulhos (mesmo local visitado no semestre passado).

Trata-se de um grupo independente ao Getcrim, que contará com aproximadamente 10 estudantes/profissionais das áreas do direito, psicologia e serviço social.

Vamos fazer uma reunião com os interessados em compor o grupo no dia 20 de setembro às 14:00hs no Depto de Direito Penal (6 andar do predio anexo da faculdade).

Pedimos que os interessados tragam nesse dia uma folha que conste:

. atividades recentes (estágios, trabalhos, curso de graduação, pós)
. participação no GETCRIM (sim/não, 1 semestre/ esse semestre)
. justificativa (porque quer compor o grupo)

.

Lembramos que se trata de um trabalho voluntário, e que o interessado deve ter disponibilidade TODAS AS TARDES DE QUARTA desse semestre.

Qualquer dúvida estamos a disposição.

Ana Gabriela e Maria Emilia

10.9.06

Sugestão de leitura para quarta 13/09

Prezados colegas do GETCrim

como todos sabem, esta quarta termos a presença no GETCrim do Dr. Roberto Genofre, ex Diretor da ACADEPOL (vejam posts abaixo), que falará sobre a formação dos policiais.

Como sugestão de leitura, o Dr. Genofre indicou o seguinte artigo, de sua autoria:

"A formacao jurídica e tecnico profissional do Delegado de Polícia", que está no livro "A Polícia à luz do direito" (Bismael B. Moraes, coordenador ; Ada Pellegrini Grinover ... et al.)São Paulo : Editora Revista dos Tribunais, 1991.

O livro encontra-se disponível na Biblioteca da Faculdade de Direito, com exemplares nas bibliotecas de Direito Processual (DPC/351.74(81)^P825) e Direito do Estado (DES/351.74(81)^P825^e.1).

Esperamos todos lá!

4.9.06

Programação GETCrim

Olá, colegas do GETCrim

Abaixo a programação provisória do nosso semestre.
Estamos reservando uma data para a apresentação dos melhores papers escritos no semestre passado. Acreditamos que esta é uma forma de prestigiar aqueles que se dedicaram e também de estimular a produção de trabalhos entre os participantes. Aguardem maiores detalhes sobre os papers; serão publicados em breve!

A agenda provisória para o semestre:

13/09 Segurança Pública - Dr. Roberto Genofre - ACADEPOL
20/09 Segurança Pública - Dr.a Regina Miki - Secr. Defesa Social de Diadema/SP
27/09 A definir
04/10 A definir
11/10 A definir
18/10 Família desestruturada - Francisca Diniz - Assist. social do TJ/SP
25/10 Serial Killers - Ilana Casoy - pesquisadora do NUFOR
01/11 A definir
08/11 Avaliação do grupo e encerramento do semestre - Grupo de Coordenação

Apresentações já confirmadas e com datas a definir:

- Prof. Dra. Rosalice Lopes - Psicóloga - "A prisão de mulheres, prisioneiras de uma mesma história, O Amor materno atrás das grades" -

- Prof. Dra. Maria Cristina Vicentim - Psicóloga, PUC/SP - "Psiquiatrização" de internos da FEBEM, Rebeliões nas FEBEMs

- Apresentações dos melhores papers escritos no semestre passado.

GETCrim 13 de setembro - Formação de Policiais com Dr. Roberto Genofre

Olá, colegas do GETCrim!

Nosso próximo encontro será dia 13 de setembro.

Nesse dia estará conosco o Dr. Roberto Maurício Genofre. Ele foi duas vezes diretor da ACADEPOL, Academia de Formação de Policiais Civis, em dois Governos estaduais diferentes, e irá conversar conosco sobre o perfil dos Policiais Civis, como era e como está hoje, a sua formação, e com certeza poderemos fazer também um interessante debate sobre segurança pública e outros temas afins.

Compareçam!