30.8.07

10 de setembro - 19h30 - reinício GETCrim

Marquem em suas agendas:

Este semestre o GETCrim recomeça em novo dia e horário, todas as segundas, às 19h30. A primeira reunião será dia 10 de setembro, com a projeção do filme "Justiça".

As reuniões serão feitas em dois locais (alternando-se a cada semana) : na OAB (aguardem confirmação do endereço) e na Sala dos Estudantes da Faculdade de Direito.

Na OAB teremos sempre a projeção de um filme e, na Sala dos Estudantes, a discussão de textos sobre temáticas relacionadas com os filmes.

Aguardem a programação completa e o local, brevíssimo!

17.8.07

Lançamento do Livro - Criminologia Clínica e Psicologia Criminal - Prof. Dr. Alvino Augusto de Sá


Caros,

o GETCrim convida a todos para prestigiar o lançamento do livro Criminologia Clínica e Psicologia Criminal, de autoria do Prof. Alvino Augusto de Sá.

Confiram abaixo a apresentação do livro.

O lançamento será no dia 30 de agosto de 2007, a partir das 18h00, na livraria da RT, à Rua Conde do Pinhal, nº 80.


Compareçam e prestigiem!

------------------------------------------------------------------------------------------------

"A Criminologia Clínica e a Psicologia Criminal focalizam três questões: a conduta criminosa e a pessoa que a praticou o cárcere e suas vicissitudes e as estratégias de intervenção para a reinserção do apenado no convívio social.

Quanto à primeira questão, o autor dá à violência um enfoque psicanalítico e traz algumas considerações da teoria dos arquétipos. Faz, ainda, uma leitura da conduta criminosa com reflexões sobre a associação entre delinqüência e conflito emocional.

A situação carcerária recebe exame sob o ângulo da prisionização - a vulnerabilidade do interno perante a sociedade e o sistema punitivo. É explorada, também, a influência da arquitetura carcerária sobre a mente do preso.

Para a reintegração social do encarcerado, defende a idéia de que o intercâmbio entre cárcere e academia, se realizado no âmbito da transdisciplinaridade, constitui uma de suas soluções.

É abordada, ainda, a questão da avaliação dos internos (exame criminológico, parecer da Comissão Técnica de Classificação - CTC e exame de personalidade), que retorna às práticas penitenciárias para a instrução dos pedidos de benefícios legais."

10.8.07

Atividades do 2º semestre de 2007 - reinício 03 de setembro

Prezados colegas,

O GETCrim continuará normalmente neste segundo semestre, sendo que o reinício das atividades deve acontecer no dia 03 de setembro.

Estamos programando uma espécie de ciclo de cinema e criminologia, intercalando encontros em que haverá a exibição de filme com a discussão de textos teóricos sobre temáticas relacionadas aos filmes.

Aguardem notícias!

Um grande abraço a todos

A Coordenação
getcrim@gmail.com