13.4.08

Próximas Reuniões

Caros,

Ficamos muito animados com o grande número de presentes em nossa primeira reunião. Como vocês sabem, no entanto, a sala reservada para os encontros não deu conta de comportar a grande demanda em relação ao grupo. Desse modo, conseguimos reservar outra sala, um pouco maior, para as próximas duas reuniões, a serem realizadas nos dias 17 de abril e 24 de abril.

As próximas duas reuniões, portanto, serão realizadas na sala 304-I, no terceiro andar intermediário do predio anexo da Faculdade de Direito. O horário continua o mesmo (das 11 horas e 30 minutos às 13 horas).

Informamos, ainda, que os textos de leitura básica das próximas três reuniões já se encontram no xerox do XI de Agosto (na pasta do GETCrim) e no Departamento de Direito Penal, Criminologia e Medicina Forense, no sexto andar do prédio anexo.

Por fim, informamos que as inscrições oficiais deverão ser realizadas até a próxima quinta-feira, dia 17 de abril, no Departamento de Direito Penal, Criminologia e Medicina Forense. A inscrição oficial não é necessária para a participação nas reuniões, mas é necessária para que o Departamento possa, com a averiguação da presença mínima em 75% dos encontros, emitir o certificado de participação a requerimento do aluno interessado.

Abraços e até quinta,

A coordenação.

7.4.08

Programação das Reuniões

Caros,

O GETCrim agradece a presença de todos no seminário introdutório dos trabalhos do semestre.

Aproveitamos a oportunidade para informar que as reuniões do grupo de estudos terão início no dia 10 de abril (quinta-feira). A princípio, as reuniões serão realizadas na sala 615, no sexto andar do prédio anexo da Faculdade de Direito. O local poderá ser alterado, no entanto, caso o número de participantes não seja comportado pela sala.

Os textos que serão discutidos na primeira reunião estão disponíveis para cópia no Xerox do XI de Agosto, que fica no porão da Faculdade de Direito, em pasta própria do GETCrim 2008. Segue a programação de todas as reuniões do semestre. Os textos básicos ficarão disponíveis para cópia com antecedência mínima de uma semana.


A coordenação.

Programação

Execução Penal e Reintegração Social:
Aspectos Criminológicos da Pena Privativa de Liberdade



Parte I – As (dis)funções da pena de prisão


1º encontro – 10 de abril

Funções tradicionais da pena de prisão: a falácia do positivismo jurídico-penal.

Leituras sugeridas:

1 – SHECAIRA, Sérgio Salomão e CORREA JR, Alceu. Teoria da Pena: finalidades, direito positivo, jurisprudência e outros estudos de ciência criminal. São Paulo: RT, 2002. (Parte I, Cap.5 - A finalidade da sanção penal pp. 124-148.)
2 – THOMPSON, Augusto. A questão penitenciária: de acordo com a Constituição de 1988. 5ªed. Rio de Janeiro: Forense, 2002. (Cap 2 - Fins contraditórios atribuídos à pena de prisão. pp. 03 -18)


2º encontro – 17 de abril

Funções políticas ocultas da prisão: prisionização e fabricação da delinqüência dócil.


Leituras sugeridas:

1 – GOFFMAN, Ervin. Manicômios, prisões e conventos. 7ª Ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.(Cap. 1 –As características das instituições totais pp. 13-69).
2 – FOUCAULT, Michel. A verdade e as formas jurídicas. 3ª Ed. Rio de Janeiro: Nau, 2005. (Conferência 5. pp. 103-126).


3º encontro – 24 de abril

Funções econômicas ocultas da prisão: recrudescimento penal como decorrência do desmonte do Estado de Bem-Estar Social.


Leituras sugeridas:

1 – WACQUANT, Loïc. Punir os pobres: a nova gestão da miséria nos Estados Unidos. Rio de Janeiro: Revan, 2003, pp. 19-51.


4º encontro – 8 de maio

Funções psicológicas ocultas da pena – o arquétipo do inimigo no direito penal.


Leituras sugeridas:

1 – VELO, Joe Tennyson. Criminologia analítica: conceitos de psicologia analítica para uma hipótese etiológica em criminologia. São Paulo: IBCCRIM: Complexo Jurídico Damásio de Jesus, 1998. (Monografias, 7) Capítulo 7 – Criminologia da sombra 211-276.

Leitura Complementar:

2 – JAKOBS, Günther. Direito penal do cidadão e direito penal do inimigo, in JAKOBS, Günter e CANCIO MELIÁ, Manuel. Direito penal do inimigo: noções e críticas. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005, pp. 21-50.


Parte II – Busca de soluções possíveis para a humanização do sistema


5º encontro – 15 de maio


O ideal da reintegração social


Leituras sugeridas:
1 – BARATTA, Alessandro. Ressocialização ou controle social, in Criminologia y sistema penal. Buenos Aires: B de F, 2004, pp. 376-393.
2 – SÁ, Alvino Augusto de. Criminologia clínica e psicologia criminal. São Paulo: RT, 2007, pp. 141-171.
3 – BRAGA, Ana Gabriela Mendes. Magia no cárcere: a possibilidade do encontro. Boletim IBCCRIM, São Paulo, ano 14, n. 171, p.11-12, fev. 2007.


6º encontro – 29 de maio

Os discursos abolicionistas


Leituras sugeridas:

1 - HULSMAN, Louk. Temas e conceitos numa abordagem abolicionista da justiça criminal in PASSETI e SILVA (orgs.) Conversações Abolicionistas, São Paulo, IBCCRIM, 1997, pp. 189- 213.
2 – KARAM, Maria Lúcia. Pela abolição do sistema penal in PASSETI, Edson (org.) Curso Livre de Abolicionismo Penal, Rio de Janeiro, Revan, 2004, pp. 69- 109.

7º encontro – 5 de junho

Encerramento