27.1.09

Conheça os grupos GETCrim e GDUCC

O GETCrim (Grupo de Estudo sobre Temas de Criminologia) e o GDUCC (Grupo de Diálogo Universidade-Cárcere-Comunidade) são projetos de extensão vinculados ao Departamento de Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia da Faculdade de Direito da USP. Sob a Coordenação dos Professores Alvino Augusto de Sá, Ana Elisa Liberatore Silva Bechara e Sérgio Salomão Shecaira, os projetos congregam para objetivos comuns, sob perspectivas de trabalho complementares:

No GETCrim, que iniciou suas atividades em fevereiro de 2006, os participantes têm a oportunidade de estudar e discutir diversos temas em Criminologia e suas intersecções com diversas áreas do conhecimento, sempre com uma orientação crítica e um olhar interdisciplinar;

O GDUCC, por seu turno, possibilita uma vivência prática junto ao sistema prisional, a partir de visitas monitoradas realizadas em unidade prisional selecionada pelo grupo, e vem construindo, com a participação de todos, uma metodologia voltada a restabelecer o diálogo que se rompeu antes mesmo da prática do delito e que é especialmente dificultado pelos muros do cárcere. Com isso, desmistificam-se falsos paradigmas acerca da pena e, especialmente, sobre o apenado. Este grupo iniciou suas atividades no segundo semestre de 2006.

A partir de um ambiente acadêmico saudável, cujas atividades favorecem a construção de novos saberes, as práticas fomentadas pelos grupos incentivam o diálogo e a troca de experiências, favorecendo tanto o conhecimento do outro quanto de si mesmo. Busca-se, ainda, desenvolver nos participantes o olhar crítico e a autonomia do pensar; estimulam-se, assim, a iniciação em estudos científicos e a produção científica, desde uma perspectiva interdisciplinar e horizontal.

Além da coordenação dos professores da FDUSP acima citados, o GETCrim e o GDUCC têm coordenação técnico-pedagógica e científica das doutorandas Ana Gabriela Mendes Braga e Maria Emilia Accioli Nobre Bretan e dos mestrandos Bruno Shimizu e Jovacy Peter Filho.

20.1.09

GETCrim/GDUCC 2009 - aguardem!

Car@s visitantes,

O GETCrim e o GDUCC terão continuidade em 2009. Durante o mês de janeiro estaremos em recesso. Aguardem informações a partir de meados de fevereiro!

Para acompanhar as próximas postagens, basta assinar o 'feed' (veja na barra lateral).
Se preferir, mande uma mensagem para getcrim@gmail.com e peça para ser incluído no nosso mailing.

Independente disso, aconselhamos aos interessados dar uma passadinha aqui pelo blog uma vez por semana para verificar as últimas notícias.

Telefone do Departamento de Direito Penal: 3111-4011.

GDUCC na mídia

O GDUCC foi objeto de reportagem no site USP on line em dezembro de 2008.
Foram entrevistados, além do Prof. Alvino, alguns alunos participantes da última edição do GDUCC.
Clique aqui para ver a matéria!