26.5.06

Dia 31 de maio - Ana Paula Zomer - "Egressos e Políticas de Inclusão"

Na próxima quarta-feira teremos a exposição da Procuradora do Estado Ana Paula Zomer sobre EGRESSOS E POLÍTICAS DE INCLUSÃO.
Ana Paula é criminóloga pela Universidade Estadual de Milão (ITA), membra do Conselho Penitenciário e doutouranda pela FADUSP.
Compareçam!

23.5.06

Atividade extra-GETCrim

Prezados alunos: comunicamos que o filme "A Experiência", que será exibido para o 5° ano (Criminologia I) da Graduação da FDUSP, programado para esta quinta 25 de maio às 7h25 e 20h, será exibido nas salas de aula do 5° ano e não no Auditório XI de Agosto conforme havia sido informado na programação.

As salas de aula são as seguintes:

Manhã: sala Dino Bueno, 3° andar

Noite: sala Conselheiro Crispiniano, andar térreo

Reiteramos que a atividade é sugerida como Extra GETCrim. O filme é alemão e está disponível em Locadoras como a 2001.

22.5.06

24/05 - Próxima reunião do GETCrim

Bom pessoal depois de uma semana tão conturbada, seguimos firmes e fortes com o nosso Grupo de Estudos de Temas de Criminologia...

O tema dessa quarta será
Programas de Assistência ao Egresso e Assessoria Jurídica
A bibliografia que segue abaixo foi disponibilizada pela Emanuelle (uma das expositoras) se encontra no xérox do XI de Agosto, na pasta GETCrim.

Abraços, até lá!

-ZAFFARONI ,Eugênio Raúl. A criminologia como instrumento de intervenção na realidade. Revista do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciaria, Brasília,p.51-73.

-VALENTE NETO, José. Os egressos do cárcere: o que fazer. Revista do Conselho Nacional de Politica Criminal e Penitenciaria, Brasília, p.85-110, jan./jun. 2001.

-SIMÕES,Karen. Produzir para recuperar: a liberdade através da cooperação.Revista do Conselho Nacional de Politica Criminal e Penitenciaria, Brasília, p.111-123.

-Pesquisa feita pelo Instituto de Ação Contra-Cena (IACC) com liberados condicionais.

10.5.06

Dia 17/maio - discussão sobre a visita à Penitenciária e sobre prisionização e temas relacionados

Para não deixar passar em branco os dois dias de visita à Penitenciária, bem como a exposição do Prof. Shecaira, a equipe do GETCrim pensou que seria interessante fazermos uma discussão sobre a visita, com base nos textos sugeridos para a exposição do Prof. Salomão (vide posts abaixo do dia 03 de maio - "Leituras recomendadas" e "Análise do cárcere...") bem como em demais textos que já estão disponíveis na pasta do GETCrim no xerox do XI de Agosto.

Mesmo quem não pôde ir à visita não deixe de comparecer! A discussão promete ser muito interessante!

8.5.06

PARA IR DE ÔNIBUS AO PRESÍDIO

PEGAR NO METRÔ ARMÊNIA QUALQUER ÔNIBUS QUE PASSE NA DUTRA. AO QUE
PARECE HÁ MUITOS ÔNIBUS.

SAIAM COM ANTECEDÊNCIA. DESCENDO NO KM INDICADO (VEJAM INSTRUÇÕES NO
BLOG), A GENTE ESTARÁ ESPERANDO LÁ E TEREMOS VAGAS NOS CARROS.

CHEGUEM LÁ ATÉ AS 13H30 IMPRETERIVELMENTE, PORQUE VAMOS ESPERAR
SOMENTE ATÉ 13H45.

QUALQUER DÚVIDA TELEFONEM!!

4.5.06

CARONA

Pedimos às pessoas que estão inscritas na visita ao Presídio que têm carro COM VAGAS DISPONÍVEIS PARA CARONA que ENTREM EM CONTATO pelo e-mail getcrim@gmail.com para que possamos tentar organizar as caronas, conforme solicitado pelo grupo.

Pedimos que informem no e-mail DIA em que vai e QUANTAS VAGAS há no carro. Devemos programar a saída da São Francisco para facilitar a organização.

QUEM PRECISA DE CARONA por favor entre em contato e informe em que DIA vai.

Vamos colocar as pessoas em contato umas com as outras para organizar tudo.

Dúvidas: getcrim@gmail.com

Instruções para as visitas à Penitenciária I de Guarulhos - Presídio Parada Neto

A visita será feita na Penitenciária I de Guarulhos - Presídio Parada Neto, nos dias 09 e 10/05.

Deve-se ir pela Rodovia Dutra, passar pela segunda entrada para Guarulhos, observar a placa "Saída 219 - Rodovia Ayrton Sena - Presídio Adriano Marrey" e, logo após essa placa, sair à direita, pegando uma marginal bem estreita da Dutra.

Logo a seguir, existe um posto de combustível (Axial) e se vê a placa "Motel Contigo". Deve-se sair à direita, numa pequena rua, deixando-se o posto e o motel à esquerda. O Professor Alvino e o Horácio estarão ao lado do posto aguardando das 13h30 até as 13h45, para formarmos um comboio e nos dirigirmos ao presídio.

Quem não alcançar o comboio, deve seguir essa pequena rua, de chão em alguns trechos, fazer as curvas, e, após a transportadora Rapidão Cometa, verá o presídio à sua esquerda. Deve contornar o presídio e estacionar em frente à portaria. Quem chegar após a entrada do grupo, e sobretudo quem não fez sua inscrição na lista de visita, poderá ter dificuldades de entrar e se juntar ao grupo.

Recomendamos que deixem seus pertences pessoais no carro (bolsas, celulares, etc.) e que não se esqueçam de levar documento de identidade. O horário previsto para a visita é das 14 às 17h00.

Dúvidas podem ser esclarecidas
(preferencialmente) por e-mail getcrim@gmail.com ou no telefone 9543-8957 com Emilia

3.5.06

Leituras recomendadas

Prezados colegas,

além dos já recomendados abaixo (vide 'post' sobre a reunião de 3 de maio - exposição do Prof. Salomão), especialmente o primeiro ensaio do livro "Manicômios, Prisões e Conventos" - facilmente encontrável em bibliotecas e livrarias, recomendamos também a leitura do texto do Prof. Alvino Augusto de Sá, disponível no "xerox do XI" (no porão da Faculdade - CA XI de Agosto), na pasta do 5º ano, Criminologia I, denominado "Algumas ponderações acerca da reintegração social dos condenados à pena privativa de liberdade".

O artigo foi publicado na Revista da Esmape Recife, v. 5, n. 11, p. 25-70, jan./jun. 2000.

Ambos os textos, bem como a exposição proferida pelo Prof. Salomão na data de hoje (03 de maio), podem ser bastante esclarecedores e úteis para uma melhor compreensão quando da nossa visita à Penitenciária.

ATENÇÂO: dia 10 de maio não haverá reunião do GETCrim

Neste dia, assim como no dia 09 de maio, haverá visita à Penitenciária de Guarulhos "Parada Neto".

2.5.06

03 de maio - "Análise do cárcere à luz de E. Goffman" - Prof. Dr. Sérgio Salomão Shecaira

Nesta quarta no GETCrim teremos a exposição do Prof. Sérgio Salomão Shecaira sobre o cárcere.

A exposição, além de ser interessante por si, pois Erwin Goffman analisou brilhantemente o cárcere e outras institutuições que ele denomina de "instituições totais", vale como sudsídio para prestarmos atenção quando de nossa visita à Penitenciária de Guarulhos, marcada para os dias 09 e 10 de maio próximos.

Os livros recomendados para leitura (pedimos desculpas pelo aviso em cima da hora, mas podem ser lidos também para a visita ao cárcere, com grande proveito) são:

"Manicômios, Prisões e Conventos" - Erwin Goffman - Ed. Perspectiva - é neste livro que será majoritariamente baseada a apresentação do Prof. Shecaira.

"Estigma" - Erwin Goffman - Editora LTC

A representação do Eu na vida cotidiana" - Erwin Goffman - Editora Vozes

Esperamos que estejam gostando do GETCrim e convidamos a todos para a próxima exposição.