27.1.09

Conheça os grupos GETCrim e GDUCC

O GETCrim (Grupo de Estudo sobre Temas de Criminologia) e o GDUCC (Grupo de Diálogo Universidade-Cárcere-Comunidade) são projetos de extensão vinculados ao Departamento de Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia da Faculdade de Direito da USP. Sob a Coordenação dos Professores Alvino Augusto de Sá, Ana Elisa Liberatore Silva Bechara e Sérgio Salomão Shecaira, os projetos congregam para objetivos comuns, sob perspectivas de trabalho complementares:

No GETCrim, que iniciou suas atividades em fevereiro de 2006, os participantes têm a oportunidade de estudar e discutir diversos temas em Criminologia e suas intersecções com diversas áreas do conhecimento, sempre com uma orientação crítica e um olhar interdisciplinar;

O GDUCC, por seu turno, possibilita uma vivência prática junto ao sistema prisional, a partir de visitas monitoradas realizadas em unidade prisional selecionada pelo grupo, e vem construindo, com a participação de todos, uma metodologia voltada a restabelecer o diálogo que se rompeu antes mesmo da prática do delito e que é especialmente dificultado pelos muros do cárcere. Com isso, desmistificam-se falsos paradigmas acerca da pena e, especialmente, sobre o apenado. Este grupo iniciou suas atividades no segundo semestre de 2006.

A partir de um ambiente acadêmico saudável, cujas atividades favorecem a construção de novos saberes, as práticas fomentadas pelos grupos incentivam o diálogo e a troca de experiências, favorecendo tanto o conhecimento do outro quanto de si mesmo. Busca-se, ainda, desenvolver nos participantes o olhar crítico e a autonomia do pensar; estimulam-se, assim, a iniciação em estudos científicos e a produção científica, desde uma perspectiva interdisciplinar e horizontal.

Além da coordenação dos professores da FDUSP acima citados, o GETCrim e o GDUCC têm coordenação técnico-pedagógica e científica das doutorandas Ana Gabriela Mendes Braga e Maria Emilia Accioli Nobre Bretan e dos mestrandos Bruno Shimizu e Jovacy Peter Filho.

Nenhum comentário: